terça-feira, 28 de outubro de 2014

Mapa Conceitual e Considerações Finais



Queridos colaboradores deste projeto!
Nos anos em que trabalhei com biblioteca, como professora de português e agora como professora do LIE, o tema escolhido não poderia ter sido outro melhor e que conjugou estas três funções: a Leitura e as Tecnologias.  Assim, inicialmente, quero agradecer à colega Laurien pela iniciativa em me convidar para fazer parte deste projeto e que foi a nossa mola propulsora para viabilizarmos todas as atividades as quais nos propomos, juntamente com a colega Laíse, a fim de atingirmos nosso objetivo maior, que era mostrar a importância e a influência da leitura nas nossas vidas através do uso dos recursos tecnológicos.
 Aproveitando o horário que a escola já destinava à leitura durante 20 minutos diários, foi possível viabilizar o desenvolvimento deste projeto sem interferir drasticamente na rotina da escola, e selecionando-se uma turma-piloto de 9º ano para desenvolver as atividades propostas.
Entre os dois mapas conceituais elaborados com a turma, sendo um no início e outro no final do projeto,  observamos que há a consciência dos alunos sobre a importância da leitura, não só para  a vida profissional, mas especialmente  enquanto seres que buscam aperfeiçoamento pessoal e buscam também melhorar as relações interpessoais. O resultado positivo com o reconhecimento da importância da leitura também foi observado a partir do resultado da pesquisa de opinião elaborada pelos alunos da turma 93 no mês de setembro, onde quase 300 alunos do turno da manhã que já possuíam o hábito de ler no horário disponibilizado pela escola, responderam online através do Google Drive.
Fiquei surpresa com o resultado, pois para termos uma ideia, 70% dos alunos haviam atribuído a nota entre 8 a 10 quanto à importância da hora da leitura na escola, o que significa que a escola já vem colhendo bons frutos deste hábito, considerando que até então, todos estes alunos apenas dispõem na hora da leitura recursos como a sala de aula, livros, revistas e similares geralmente impressos. Certamente, este percentual subiria caso tivessem a oportunidade que a turma 93 vivenciou a seguir, utilizando outros recursos tecnológicos na hora da leitura.
Neste projeto desenvolvido em setembro, a turma 93 teve a facilidade de acessar livros online, conhecer milhares de opções de outros livros que por vezes não contêm no acervo da biblioteca da escola, compartilhar online a experiência de trocar informações sobre os livros que cada colega e professores estão lendo, além de sugerir outros, conhecer virtualmente as bibliotecas mais fantásticas do planeta, compartilhar frases imortais de escritores e ter acesso a uma Sacola da Leitura virtual que oferece também opções incríveis de revistas atuais sobre vários assuntos. De fato, isto não tem preço!
 Os alunos da 93 vivenciaram esta experiência incrível, como observamos nas fotos postadas neste blog e no Pinterest, e ficaram encantados com esta experiência. Nós, como educadoras, mostramos o caminho pra que eles  possam continuar a trilhá-lo, mantendo este hábito prazeroso  e, que com isto, os torne cada vez melhores em todas as instâncias.
Certamente, esta experiência será inesquecível para nós e para eles também. Obrigada à Laurien, pessoa maravilhosa, de uma espiritualidade acima do comum e que tive o privilégio de ser colega este ano, à Laíse pela sua competência, aos alunos da 93 que se dispuseram de boa vontade a entrar neste projeto conosco e que tive a oportunidade de conhecê-los melhor, às colegas Gabriela Garbin e Adriana da escola Angelina S. Comandulli pela compreensão  em ceder estes alunos em alguns momentos para melhor desenvolvermos este projeto. E em especial, a toda equipe do EAD – Tecnologias na Educação, por oportunizar estes momentos, muitas vezes sofridos pelo tempo escasso que dispomos, mas que nos compensaram por enriquecer nossa aprendizagem. Que assim possamos espalhar estas sementes que está germinando a partir deste projeto e que traga sempre bons frutos!  Professora Denise Muterle


Nenhum comentário:

Postar um comentário